...whatever works

Posted by Vinicius_Andrade | Posted on 17:02

Tenho um amigo, o B. Rapazinho inteligente, tá começando a virar um cara viajado, deveras sensível e ser humano dotado de muitos outros defeitos e qualidades, dentre outras idiossincrazias. Bem... eis que B é um dos woodyallenmaníacos de plantão, que achei sinceramente serem uma espécie em extinção, ou pessoas muito mais velhas que ele, de outra geração. Mas ele tem tudo do cara. Desde poster de Manhattan emoldurado no quarto a sair fantasiado de Allen em festa a fantasia. Eu, que assisti ontem ao meu 6o filme do 'velhinho', como ele chama o cineasta, senti imediatamente a necessidade de contatá-lo para saber se ele já tinha visto ou qual era a opinião dele sobre a película em questão. Ainda mais pelo fato de meu caro amigo estar em NY, terra onde se passa a comédia "Whatever Works", que em português brasileiro virou "Tudo pode dar certo". Por email, além de outras pendências, disse que dava cinco, se não seis, estrelas pra comédia, que é um retorno do cara às obras satíricas sobre o cotidiano, ambientadas na cidade. Eis que B me responde, sem surpresa e com o ar mais superior que o de um britânico ao conversar com um indiano, feliz e satisfeito por ter atestado através de opinião alheia que a sua própria é válida e está correta, ele me responde "bem-vindo ao mundo do velhinho".


Tenho uma namorada, a quem chamo aqui de Ela. Eu sugeri que fôssemos ao cinema ontem. Ela, sempre ávida e atenta à programação cultural da cidade onde moramos, de pronto sugeriu a pré-estreia do "Whatever Works". Ela, assim como B, gosta da filmografia do 'velhinho'. Eu, antes comedido a me aprofundar na obra do cara, comecei a, digamos, abrir as pernas e assumir que gosto do que ele produz/escreve. Enfim... não era sobre isso que eu queria falar com relação ao que eu e Ela mais discutimos pós-filme. Passados os 10 minutos de encanto, avaliadas as atuações, feitas as considerações iniciais e finais, começamos, no metrô, a pensar... Seria essa tradução boa? "Whatever Works" é equivalente, sintatica, gramatica e com relação ao sentido dentro do filme a "Tudo Pode Dar Certo"? Ficamos nessa por vários minutos, confabulamos, falamos, falamos... E nada definitivo. Nada de consenso... Afinal, também, pra que arrumar um sentido quando "Whatever Works", o filme, já diz tudo?

Pensas que me atreverei a falar qq coisa do filme? Haha... Nem me atrevo. Negócio é tu ir lá na salinha escura, gastar tua graninha e perder seus 92 minutinhos de vida para ganhar muita sei lá o que. Uma sei lá o que que fará sua vida muito mais interessante e, quem sabe, inteligente?

Comments (1)

Oi rapaz. Vi isso aqui e lembrei de ti. Não sei se te interessa.
http://www.guiart.com.br/noticias_interna.php?id=67&cat=LT

Abraços.

Postar um comentário