...Stevie Ray Vaughan

Posted by Vinicius_Andrade | Posted on 10:36

O homem, suas personas e sua arte

Stevie Ray Vaughan morria há exatos 20 anos. Morria muito por conta daquilo que todos os músicos e artistas em geral buscam, que é a notoriedade. Listado pela Rolling Stone anos atrás como o sétimo maior guitarrista de todos os tempos, fez do álcool e outras drogas um caminho que, não fosse o trágico acidente de helicóptero, fatalmente teria encurtado a trajetória de um dos maiores gênios que a música já teve. Seu sucesso, lógico, advindo do talento que não era inato, que nos faz acreditar que talento nada mais é que a busca, o treino, a avidez sagaz de um menino que corre na direção do seu ímpeto e de suas ambiões, encurtou a obra, que poderia ter sido ainda mais lapidada, ou não...

E é assim o caminho dos artistas. Uno artista infelice é algo recorrente neste mundo. Mas será essa a explicação? Será a infelicidade, o descontentamento intermitente? Quando li sobre sua morte comecei a me questionar sobre isso: ao mesmo tempo em que Stevie era gênio por conta da sua persistência em fazer sua guitarra soar mais criativa e técnica que a de outros, (isso, ao meu ver, claro) , não existirá um processo artístico que se permeie em objetividade apenas? O cara só consegue criar se for um descontente? O músico só faz história se tiver uma história trágica ou boêmia?

Soa contraditório eu praticamente estar chamando o Steve Ray Vaughan de "um nerd boêmio", daqueles que estudam seis, sete horas direto uma escala qualquer, delapidando uma canção e um solo, ao mesmo tempo que também seria a conjunção de uma personalidade destrutiva, vagabunda, niilista, sem esperanças. Entra nessa minha dúvida a pergunta: "o cara cria essa genialidade toda então pra que?". Eu não sou um Stevie Ray Vaughan, por isso escrevo esse texto e me pergunto sobre esse tipo de questão. Se eu o fosse, quem me dera, creio que sequer cogitaria tais baboseiras.

Dúbia é toda personalidade. 'Trúbia', 'quadrúbia', 'poliúbia'. Ando nessa vibe, de querer saber se os momentos de sanidade podem conviver com os doidivanas. Se um cara pode ser "geminiano", como descrevem os astrólogos. Fico nessa agora, pensando se SOMOS alguma coisa. In fact, isso já me persegue as ideias faz um tempo, mas com a morte do Stevie, a minha falta de algo pra fazer na vida volta a isso. Como descrever um cara como o Stevie? Dá pra usar uma palavra só? Uma linha de comportamento, só uma? Dá pra classificar um artista? Dá?

Seguem uns vídeos em homenagem ao cara:

Pride And Joy


Superstition

Little Wing

Texas Flood

Mary Had A Little Lamb

texto do John Mayer, cria do Stevie

Comments (1)

Acho que na realidade a chave pra criatividade e genialidade dessa galera é mesmo a inquietude e insatisfação deles com tudo, o mesmo sentimento que leva eles a procurar drogas e álcool os leva a buscar sempre algo novo e criativo em sua arte.

P.S. Pride and Joy rules!!!

Postar um comentário