...o segredo dos seus olhos (o filme do ano)

Posted by Vinicius_Andrade | Posted on 21:30

O filme que eu e Ela vimos ontem foi o melhor dos de 2010 e o mais bem feito de muitos anos. Confesso: foi o primeiro filme argentino que vi na vida... O dia de hoje, inclusive, é dedicado a obras de arte feitas pelos hermanos. O mais antigo, sobre futebol. Agora, cinema. E eis que nesse ano que se passa os vizinhos estão mandando muito bem. O mundo tem descoberto artistas de primeira linha no país dos alfajores... Merecidamente, esses dois que cito vem sendo recompensados. "O segredo dos seus olhos" é o melhor filme de língua estrangeira, com oscar e tudo pra atestar!


Minha primeira impressão de um filme argentino corrobora vários pré e pós conceitos sobre a cultura e história do país. O fato de os homens todos sempre falarem de mulher, futebol (confirmado), o fato de acharmos que todo mundo lá é mais culto que cá (negado), o fato de eu achar que não havia superprodução à la Hollyhood via Buenos Aires (negado) e o fato de a narrativa sul-americana ser uma das melhores do mundo (confirmado) estão entre algumas delas.

"La pelicula" tem de tudo. Vai da comédia ao suspense, passeando por outros gêneros de maneira tão hábil que assusta. Às vezes (pouquíssimas, diga-se) pensa-se estar assistindo a um seriado tipo CSI. Mas isso é raro, como já disse. Campanella (o autor da obra) faz uso da tecnologia com muiiita sabedoria. A tomada do estádio de futebol, por exemplo, entra pra história como um dos gols do Messi na terça-feira. Outro pedaço do filme que dá gosto de ter pagado para vê-lo é a construção do roteiro. Os mais antenados e acostumados à literatura de thrillers até que matam o enredo no segundo quinto do filme. Eu, pobre mortal, não matei. E me deliciei com o final!

As atuações também são como assistências do Iniesta para gols do Messi, sabe? Realmente desconheço autores/atores/cultura argentina em geral e até me questionei durante o filme se lá na tierra de la plata eles não ficam com aquele sentimento de "hmm... mais um filme da TV". Sabe quando a gente vê Olga e pensa que parece mini-série? Então... me bateu essa dúvida. Confesso que esse pensamento pode ser descartado, vistas as contribuições que os atores dão ao belo "O segredo dos seus olhos". Me senti tendo uma aula de direção... até imaginava o que Campanella pedia a cada um para dar o efeito desejado.

Em suma, é raro um brasileiro dar o braço a torcer para a Argentina em geral. Não é o meu caso, pois sou fã incondicional deles (mesmo nunca tendo visto mais que um filme...) Se o objetivo do cinema brasileiro é ganhar um Oscar, aprendam com eles, pois fizeram uma obra de arte que vende, que é palatável, consome-se com gosto e prazer. É universal.

Comments (2)

"ui, como sou cult!!" ...

Coé viadin, voltou a ter blog e nem avisou nada... Legalz o texto... misturando futi com cinema e talz... só não deu pra engolir algumas frases, como essa: "O segredo dos seus olhos" é o melhor filme de língua estrangeira, com oscar e tudo pra atestar!" ...

Essa fotinho(a) tá meio boiola... sorriso de muleke travesso...

faço das suas as minhas palavras...

^^

Postar um comentário