...ouvindo e comentando: Corinne Bailey Rae (The Sea - 2009)

Posted by Vinicius_Andrade | Posted on 17:00

Ela perdeu o marido logo após meter o pé na porta dos ouvidos de todo mundo com o hit "Put Your Records On", musiquinha super gostosa de se ouvir, harmonicamente muito bem composta e inclusa num álbum com outras canções - classificadas lá fora como neo-soul - canções tão pop-bem-feito quanto a que ficou mais famosa. Mas o que o fato de Corinne Bailey Rae ter perdido seu amado, o fato de ela ser uma jovem de 31 anos nascida e crescida no fortuito cenário inglês de novas intérpretes e mais ainda o fato de ela ter tido tudo pra ficar no círculo das "one-hit-wonders", tem a ver com seu novo disco?


Muito! The Sea não vai vender os mesmos 4 milhões de discos de "Corinne Bailey Rae", de 2006, certamente. Mas é um daqueles discos que podem ser chamados de "álbum de crescimento". Corinne neste disco passa pelo mesmo processo pelo qual passou Jeff Buckley (grande influência no vocal e nas guitarras do The Sea) - o processo da perda. Ao ficar sola, a moçoila provavelmente se aprofundou na obra do caríssimo Buckley. Ambos perderam um amado e começaram a compor um disco logo após.

A vozinha dolce & calma da musa mulata de alguns dos meus amigos músicos é deveras gostosa e está mais variável nesse trabalho. Vai do firme ao vacilante em alguns momentos, mas nunca de qualidade duvidosa. Assim como um processo de perda, no qual se passa por vários estágios até a volta ao estágio normal, assim também é o disco. Tanto há canções em que ela deixa claro que deseja se sentir como uma adolescente de 16 anos, como também há aquelas em que Corinne diz que "everything's fine, I would do it all again, won't forget you, my love...".

Finalizando, curti a capa! Ela diz muito sobre o que vamos achar dentro do disco. Essa coisa do luto, talvez incongruente à roupa branca que ela usa, o reflexo na foto, a imagem de tranquilidade pós-perda... É um discão, mas você tem que estar na vibe de ouvir um trabalho introspectivo!

Comments (1)

grande resenha meu caro!
ja to baixando pra conferir esse trabalho da corine...

Postar um comentário